Senadores debatem interferências de rádios piratas no controle de tráfego aéreo

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realizou audiência pública, recentemene para discutir as interferências de rádios clandestinas, chamadas de “rádios piratas”, nas comunicações entre pilotos e os centros de controle de vôo.

Na mesma reunião, foram debatidas também as interferências prejudiciais entre as emissoras de TV e retransmissoras na região metropolitana da cidade de São Paulo e os problemas causados por emissoras de rádio instaladas na região de fronteira do Brasil, em países vizinhos, às transmissões de emissoras brasileiras legalmente constituídas.

É bom que deixemos claro, que rádios clandestinas são emissoras que operam não só sem licenciamento, (existem rádios que operam sem licença mas que não são piratas), fora das especificações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem objetivos de lucro mesmo sem pagar impostos e têm um alto potencial para causar interferências danosas às comunicações entre aeronaves e torres de controle.

Voltamos a uma discussão que vez em quando volta á mídia: pode existir interferência de uma emissora de rádio na comunicação aeronáutica? (esse é um bom tema para outra discussão), mas para não perder op “fio da meada”, a resposta é PODE. Mas não as rádios comunitárias e sim as rádios piratas. È bom que não façamos confusão quanto a isso. Entre as irregularidades mais comuns estão a utilização de potência excessiva, muitas vezes, acima de 300 watts, antenas com altura maior do que os 30 metros permitidos pela Anatel, sem medição precisa da Onda Estacionária (ROE) e filtragem inadequada dos sinais emitidos.

Mas aí já é assunto para o nosso próximo encontro, então, até lá!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: