Jornais comerciais são pagos para mentir

 

 Existem duas qualidades de imprensa: a sofisticada, lida por um público considerado rico, as classes média e alta, representada por jornais da chamada grande mídia. E existe a imprensa popular, de fácil acesso, disponível a baixo custo ou até mesmo de graça, como o nosso OLHOS ABERTOS. Nesses jornais que circulam na periferia tem espaço para as pessoas manifestarem suas opiniões e exporem sua arte. O espaço da imprensa de bairro é o espaço da informação democrática, em que não é permitido mentiras e nem monopólio do saber.
 Acreditamos que nosso informativo vem cumprindo esse papel de modo razoável. Ele busca manter a sociedade “aberta e alerta”. A imprensa é a grande responsável pela educação da percepção das pessoas. Os jornais comerciais são pagos para mentir, ocultar fatos e distorcer notícias. Eles manipulam sentimentos. Por exemplo, na eleição é visível o papel partidário que a grande mídia corporativa cumpre a favor das grandes empresas, dos grupos políticos poderosos e contra os interesses do povo. Por isso a necessidade de pequenos jornais independentes nas periferias.
 O OLHOS ABERTOS é uma publicação laboratório, sem periodicidade fica, realizada por um grupo de moradores do Geisel, Cuia, José Américo e outras comunidades, auxiliados por instrutores que são também jornalistas profissionais. É a conquista de espaços através de um veículo de comunicação democrático, como se configura também a própria Rádio Zumbi.

EDITORIAL DE “Olhos Abertos” – Agosto 2008

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: