PARAMILITARES AMEAÇAM RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA COLÔMBIA

A Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC) se junta ao forte rechaço expressado pela ”Rede de Emissoras Comunitárias do Magdalena Médio” (AREDMAG) contra as ameaças de morte das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) contra o sacerdote Rafael Gallego, promotor e representante da rádio comunitária Ecos de Tiquisio, e outros sacerdotes e membros de organizações sociais da região.

Em um comunicado à imprensa emitido no dia 16 de abril a AREDMAG denunciou as ameaças de morte contra os integrantes de várias organizações sociais e os sacerdotes da região sul do departamento de Bolívar (Arenal, Tiquisio, Río Viejo, Regidor).

Segundo denuncia esta rede de emissoras comunitárias associada à AMARC, as ameaças chegaram através de um e-mail enviado pelo “Comandante Camilo Mora” do Bloco Norte das Águias Negras das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), que os declara “objetivos militares” e anuncia a execução de um “plano de aniquilamento” em que “serão exterminados um a um”.

O sacerdote Rafael Gallego é o gestor da rádio comunitária do município de Tiquisio e de outras iniciativas de comunicação no Magdalena Medio. O seu trabalho e o de outras pessoas e organizações ameaçadas abarcam projetos relacionados com o respeito aos direitos humanos e com a organização de redes sociais, que contam com apoio da emissora comunitário Ecos de Tiquisio.

A AMARC considera que não só a vida do padre Gallego e das outras pessoas está em risco, mas também a continuidade do trabalho social que fazem, gerando um ambiente de terror que atrapalha o exercício de direitos fundamentais como a liberdade de expressão.

A AMARC expressa seu rechaço a estas ameaças e exige ao governo da Colômbia que investigue estes feitos e tome as providências necessárias para a proteção dos ameaçados.

Fonte: AMARC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: