PESQUISA: MÍDIA NÃO FALA SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Você acha que sabe pouco sobre rádios comunitárias ou aquelas que aparecem na TV como “piratas”? Não se surpreenda. É que a mídia brasileira não fala do assunto. Quem é que cobra transparência daqueles que cobram transparência do Judiciário, do Legislativo e do Executivo? Talvez o Movimento dos Sem Mídia, alguns sites na internet ou movimentos sociais. Mas a própria mídia não desempenha esse papel. E isso fica claro em resultado de pesquisa feita pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), que acompanhou o noticiário de 53 diários e quatro revistas semanais de informação durante os anos de 2003, 2004 e 2005.

De acordo com o coordenador de relações acadêmicas da ANDI, Guilherme Canela, as rádios comunitárias foram assunto de 0,8% das matérias que os jornais e revistas brasileiros publicaram sobre a mídia. Cerca de 40% do noticiário foram dedicados a casos famosos, como a ameaça de expulsão do correspondente do New York Times no Brasil, Larry Rother.

De acordo com Guilherme Canela, assuntos fundamentais quase não são tratados pela mídia brasileira, como a propriedade cruzada, ou seja, a possibilidade de que uma mesma empresa atue em um mesmo mercado com TV, rádio e jornal. Em várias democracias do mundo existem regras para impedir a concentração dos meios na mão de poucos, inclusive nos Estados Unidos, onde recentemente as regras foram relaxadas. Mas, de acordo com Guilherme, mesmo que o Brasil aplicasse as regras enfraquecidas dos Estados Unidos provocaria uma transformação no setor.

De acordo com a ANDI – uma das entidades que fizeram campanha pela implantação da classificação indicativa nos programas de TV – um exemplo prático de que a propriedade cruzada tem impacto aconteceu no Brasil. Os jornais que mais noticiaram e abriram espaço para o debate sobre a classificação indicativa não tinham ligação com empresas da mídia eletrônica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: