Aberta a III Semana pela Democratização da Comunicação

Estudantes, professores, jornalistas e comunicadores comunitários participaram da primeira mesa-redonda do evento

Começou nesta segunda-feira (13) a III Semana Pela Democratização da Comunicação, na UFPB. O evento foi aberto com as falas de Alexandre Guedes – presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PB – e Jany Alencar, representante da ONG Amazona – Associação de Prevenção à Aids – e da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba – Abraço-PB.

 No primeiro perfil, Alexandre Guedes fez um apanhado histórico sobre os direitos humanos, ressaltando a Comunicação como um deles e questionando a forma pela qual o assunto tem sido abordado pela mídia. No debate com o público, foram levantadas questões como ética e compromisso social dos profissionais e veículos de Comunicação.

 Jany Alencar, que trabalha a prevenção à Aids através da educomunicação, levou à mesa a vivência prática da Comunicação Comunitária. Ela chamou atenção para a importância da informação produzida de forma independente. A educomunicadora ressaltou, também, a necessidade de o debate sobre o assunto acontecer dentro da universidade, na formação dos profissionais. Jany lembrou que o fato de uma rádio ou jornal serem comunitários não significa que atuem de forma amadora, e que são necessários, sim, recursos técnicos e capacitação de pessoal.

 Esse primeiro momento da Semana contou com a presença de professores, estudantes, jornalistas e representantes dos coletivos de comunicação comunitária de João Pessoa. No final, foram sorteados exemplares da Constituição Federal doados pelo projeto Educação Legal – do Departamento de Pedagogia da UFPB.

 A III Semana pela Democratização da Comunicação acontece de 13 a 17 de outubro, no Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB. O evento é uma realização do ComJunto – Coletivo de Estudantes de Comunicação Social da UFPB em parceria com a ABRAÇO/PB – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba; a ONG Amazona e o Projeto Cinestésico. O evento tem apoio da Universidade Federal da Paraíba – UFPB; do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA/UFPB; do Departamento de Comunicação e Turismo – Decom-Tur/UFPB; do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – MST; da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – Enecos; do site O Informativo (www.oinformativo.net), do Sebo Cultural e das rádios comunitárias Independente e Voz Popular.

 OFICINAS

 Continuam abertas as inscrições para as oficinas de Cineclubismo – com Zonda Bez (MinC);Teatro do Oprimido – com o grupo O Grito – e para a o Portal Itea (produção de conteúdo para suporte multimidiático).

 NÚCLEOS DE VIVÊNCIA

 Foram iniciadas, também, as inscrições para os núcleos de vivência, que acontecerão na quinta-feira (16). Os locais visitados serão a sede do MST e as rádio comunitárias Voz Popular e Independente.

 SITE

 A programação completa e mais informações sobre a III Semana pela Democratização da Comunicação podem ser conferidas no site do evento: http://www.oinformativo.net/democom/index.php .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: