Encontro discute reorganização do Fórum Metropolitano de Comunicação Social

Integrando a programação da III Semana pela Democratização da Comunicação, que acontece na UFPB, entidades, estudantes e profissionais discutiram, nesta terça-feira (14), a reorganização do Fórum Metropolitano de Comunicação Social. O objetivo é manter um espaço permanente de convergência para debater o assunto. Participaram representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba – ABRAÇO/PB; do setor de Comunicação do Conselho Regional de Psicologia; do ComJunto – Coletivo de Estudantes de Comunicação Social da UFPB; educomunicadores da Associação de Prevenção à Aids – Amazona – e jornalistas do movimento Novos Rumos.

 A discussão lembrou os primeiros passos na tentativa de construção do fórum pela ABRAÇO-PB e a Amazona. Retomado agora, o assunto deve ser aprofundado e discutido até o fim de novembro, quando será realizada uma reunião ampla com todos os setores da sociedade interessados.

 Questões como o Conselho Municipal de Comunicação Social, a regulamentação das rádios comunitárias e a atuação dos poderes públicos pela democratização da comunicação também permearam o debate.

 OUTROS DEBATES

 Ainda dentro da programação da III Semana pela Democratização da Comunicação, ocorreram as rodas de diálogo “Democratizando a produção audiovisual para os deficientes visuais”, “Lei do Curta: seu vídeo continua fora do circuito”, “Construindo a I Conferência Estadual de Comunicação Social”, “Mídia e opressões” e “O audiovisual da formação de professores”. Os debates aconteceram no Departamento de Comunicação Social e Turismo – Decom-Tur.

 Nesta quarta (15), mesas-redondas discutem, a partir das 9h, o papel da universidade na democratização da Comunicação e, às 19h, a relação Mídia/ Movimentos sociais. O local é a Sala Aruanda, no Decom-Tur.

 OFICINAS

 Na segunda-feira (13) e na terça (14) aconteceram as oficinas de Vídeo Celular, coordenada pela professora Nadja Carvalho (UFPB), e Rádio Livre, com comunicadores da ABRAÇO-PB e da Amazona. Está programado para esta quarta o início das de Teatro do Oprimido – com o grupo o Grito; Quadrinhos – com Raoni Xavier (Projeto Calango/UFPB); e Portal Iteia, visando à produção de conteúdo para o site. Na quinta (16), acontece a de Cineclubismo, com Zonda Bez (MinC). As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser feitas no posto montado no Decom-Tur.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

Filmes e vídeos paraibanos abriram a primeira noite cultural da III Semana pela Democratização da Comunicação, nesta terça (14). Vários estudantes lotaram a Praça da Alegria, na UFPB, para ver os curtas que foram apresentados.

 

Nesta quarta-feira (15), o grupo Trem das Onze apresenta seu samba a partir das 22h, no Decom-Tur.

 

Mais informações: no site www.oinformativo.net/democom ou no blog www.semanademocom.wordpress.com.

 

Contatos: Simão Vieira de Mairins (83-8818-3662)/ Alexandre Santos (83-8858-2723

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: