08 de Março: dia de luta e celebração

Presença feminina nas emissoras comunitárias é bandeira da ABRAÇO-PB

Por Mabel Dias (Coordenadora de gênero)

Nesta segunda, celebram-se em várias partes do mundo os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. A data tem várias explicações para ter sido escolhida e muitos fatos históricos que a explicam. O primeiro conta a história trágica de operárias têxteis que foram mortas pelos patrões, no ano de 1857 na cidade de Nova York, queimadas vivas na fábrica onde trabalhavam.  Outro acontecimento mostra que o 08 de março pode ter surgido na conferência de mulheres socialistas, em 1910, considerada um marco da luta feminista para lembrar esta tragédia das trabalhadoras.

A pesquisadora Reneé  Cotê menciona documentos de 1921 da Conferência Internacional das Mulheres Comunistas onde se propõe o 08 de março como data oficial do Dia Internacional da Mulher, lembrando a iniciativa das russas, que em 1917 tomaram as ruas de Petrogrado com manifestações contra a guerra, a fome e a escassez de alimentos. Ao mesmo tempo, operárias têxteis entraram em greve. Segundo Reneé Cotê, a partir de 1922, o Dia Internacional da Mulher passou a ser celebrado oficialmente.

Nestes cem anos, sabemos que as mulheres obtiveram muitas conquistas, e que hoje, estamos mais presentes em espaços de decisão e vamos quebrando o sistema de gênero, atuando em profissões que ainda são consideradas masculinas, entre outras conquistas.  Porém, continuamos ganhando bem menos que os homens (tendo a mesma profissão), a presença nos espaços públicos aumentou nossa carga de trabalho (trabalhamos em casa e na rua), e somos violentadas e assassinadas. Ser mulher é um desafio e uma conquista diária. Ao mesmo tempo que progredimos em direitos e autonomia, somos desrespeitadas com músicas sexistas, comerciais que nos colocam como produto e como já dito antes, agredidas pelos próprios maridos, namorados, pais, padrastos, avós. Violência esta fruto de uma sociedade patriarcal e que coloca a mulher como um segundo sexo, já dizia Simone de Beauvior.

Sendo assim, a luta das mulheres no século XXI ganhou novas reivindicações e estamos cada vez mais ousadas e guerreando por nossos direitos, em todos os lugares. Mesmo sem sermos convidadas, estamos lá e queremos não só um dia para lutar, afirmando que todos os dias precisamos colocar a boca no trombone e continuar marchando em busca de dignidade, respeito, autonomia, poder (para todas!), liberdade e emancipação verdadeira. Às que lutaram e morreram semearam um caminho e hoje temos que continuar construindo-o, assim como nossas filhas, sobrinhas, netas, tias, TODAS as mulheres do mundo! Neste 08 de março de 2010, milhares, centenas, milhões de mulheres dos cinco continentes, estão marchando, para denunciar esta ordem injusta e construir um mundo baseado na paz, justiça, igualdade, liberdade e solidariedade.

“Vamos marchar em solidariedade com aquelas mulheres que não tem liberdade para fazê-lo devido às guerras e aos conflitos armados; devido à divisão sexual do trabalho que mantém as mulheres prisioneiras em suas próprias casas; devido ao sistema capitalista e patriarcal que determina que a esfera pública – ruas, lugares de trabalho, lugares de aprendizado e política, espaço para lazer – está reservada aos homens. E devido à falta de tempo das mulheres, por que temos que fazer malabarismos para dar conta das responsabilidades do cuidado com as pessoas ao nosso redor”, diz um trecho do manifesto. 0 08 de março é um dia para celebrar e um dia de luta, assim como todos os dias. De TODAS as mulheres!

Uma resposta para 08 de Março: dia de luta e celebração

  1. Everaldo Nóbrega disse:

    Sou diretor da RadCom Boa Vista Fm de Cacimba de Areia, que ter a oportunidade de receber mensagens das atividades da ABRAÇO-PB, inclusive se fosse possivel fazer a filiação novamente da Radio, para estar mais junto com o movimento da ABRAÇO-PB.
    Sim a matéria foi muito bem elaborada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: